Novo Audi A8 semiautónomo é o mais avançado de sempre
Depois de vários meses de testes e muitos "teasers" para nos "abrir o apetite", a Audi revelou esta manhã o novo A8, durante o Audi Summit em Barcelona, Espanha.
Num evento que contou com a presença de Kunal Nayyar, o famoso Raj Koothrappali da série "The Big Bang Theory", a marca de Ingolstad confirmou que o seu novo "navio-almirante" vai contar com um sistema eléctrico de 48 volts e com as mais recentes tecnologias da marca germânica. Estamos a falar de sistema de propulsão híbridos, tração integral quattro de série, interior de estilo "lounge" e tecnologia de condução autónoma de nível três.
É certo que alguns rivais não vão aceitar esta afirmação de bom grado, mas a marca dos "quatro anéis" reivindica que o A8 "é o primeiro modelo de produção no mundo a ser desenvolvido para uma condução altamente autónoma". Até aos 60 km/h, por exemplo, o "Audi AI traffic jam pilot" assume o controlo do arranque, da aceleração, da direcção e da travagem, permitindo que o condutor se "desligue" da tarefa de condução e faça outras coisas, como ver televisão a bordo, como diz a Audi.
A tecnologia artificial deste Audi vai permitir que este automóvel conheça todos os hábitos do seu condutor e vai fazer-lhe recomendações com base nos seus gostos, sendo que ainda permitirá ao condutor estacionar remotamente o seu automóvel através de uma "app" no smartphone.
Avançando para a traseira, e com a Audi a reivindicar um "look" quase ao estilo coupé para a linha do tejadilho, destaca-se a linha horizontal de LED que transforma por completo o aspecto deste modelo face ao seu antecessor.
Na Alemanha, o A8 estará inicialmente disponível com dois motores V6 turbo, um 3.0 litros TDI e um 3.0 litros TFSI, sendo que o primeiro vai oferecer 286 cv e o segundo 340 cv. Estará igualmente disponível um bloco 4.0 litros V8 TDI de 435 cv e um 4.0 litros V8 de 460 cv, sendo que a gama ficará completa com o bloco W12 de 6.0 litros, ainda que a Audi não tenha confirmado a potência desta última variante. Mais tarde irá aparecer o A8 L e-tron Quattro, um híbrido plug-in de 449 cv que terá uma autonomia 100 por cento eléctrica de 50 km e poderá ser carregado através de um sistema de indução.
No mercado germânico o novo A8 vai começar nos 90,600 euros e o A8 L nos 94,100 euros. Ainda assim, e tendo em conta que o A8 actual começa nos 117,721 euros no nosso país, é de esperar que quando chegar (em Novembro) este preço suba ou pelo menos se mantenha.